Blog updates

Latest news & updates
Artigos

Marketing Digital para pequenas e médias empresas é uma necessidade?

27 janeiro, 2017

O Brasil contabiliza milhões de internautas e é cada vez maior o número de usuários que se conectam via smartphones e tablets. Em consequência disso, a busca por soluções de marketing digital para pequenas e médias empresas tem aumentado consideravelmente ao ponto de, por assim dizer, não existir mais a opção de colocar ou não sua marca online. Isso, claro, se você pretende que a sua marca tenha algum destaque. Se a sua marca faz alguma diferença, se ela tem alguma relevância, ela já está na internet. Resta saber apenas se é oficial ou não, e torcer para que não seja no Reclame aqui.

Quando sugiro marketing digital para empresas de pequeno e médio porte, não descarto o marketing convencional (marketing off-line). Uma coisa não exclui a outra. Contudo, sabemos muito bem que pequenas e médias empresas são mais sensíveis a resultados e têm um budget restrito quando se trata do marketing convencional. Nesse caso, o marketing digital oferece a oportunidade de segmentar campanhas em um nível muito detalhista, o que o leva a atingir o público-alvo sem dispensar, porém, tanto dinheiro. Isso não significa que as estratégias não possam ser associadas de maneira complementar. A lógica é a de que, se uma empresa dos portes supracitados unir uma boa ideia à ferramenta certa e, além disso, puder escolher o segmento apropriado, o retorno, com certeza, será muito efetivo.

Sua empresa precisa de um plano de marketing digital?

A resposta é sim! Primeiramente, é fundamental ter ciência dos objetivos e saber discriminar o seu público alvo. Sem essa diretriz, você perde o foco e acaba não sabendo o que esperar. Desse modo, a exemplo de várias empresas que optam por não contratar um serviço profissional e que deixam a comunicação digital nas mãos daquele funcionário responsável por, única e simplesmente, compartilhar imagens na fanpage da empresa quando ele “tem tempo livre”, a sua empresa e, por que não, sua marca, termina condicionada e, mais que isso, limitada às curtidas que não são, nem de longe, representativas do sucesso no mundo digital.

Eu costumo repetir que todos nós buscamos experiências. Quando decidimos levar esse e não aquele produto, essa decisão advém da experiência prévia. Quando penso na Coca-Cola, eu me lembro dos aniversários dos meus amigos de infância nos quais a Coca-Cola sempre estava. Quando me lembro dos almoços de domingo com a família, lá estava ela, novamente. Estas são experiências! A verdade é que, com um bom plano em prática, a sua empresa começará a fazer parte do mundo online da forma correta: a sua marca vai aonde o seu público está e as pessoas vão começar a perceber o comportamento e vão começar a ter experiências com ela.

É importante que exista uma estrutura para incluir a sua marca no mundo digital. Não é apenas criar um perfil, colocar uma foto com a marca e sair compartilhando tudo “o que vê pela frente”. Marketing digital vai muito além disso. Algumas empresas ainda têm alguma resistência quanto à criar uma presença forte no mundo online. E talvez, esta seja a oportunidade que o seu concorrente estava esperando para sair na frente.

Marketing digital para PMEs já é uma realidade e ignorar isso pode ser fatal para o seu negócio. Não deixe para depois! Evite a autossabotagem de pensar que você mesmo ou “aquele estagiário” conseguem fazer no tempo livre. Procure um especialista no assunto, tire suas dúvidas e comece a perceber o mundo que está disponível para sua marca conquistar.

Grande abraço!

Texto originalmente publicado no Medium.com/mateuskria

Write a Comment